O Airsoft vem conquistando um número de brasileiros cada vez maior, mas por ser uma atividade que depende do uso de armas – seja de pressão a gás comprimido ou a mola – para simular combate militar, é essencial regular o equipamento.
Por isso, no Brasil, as armas de Airsoft são permitidas desde que tenham a ponta colorida laranja – ou vermelho vivo – e por mais simples que seja, é o único diferencial para distinguir as armas do esporte das de fogo. Ainda mais porque as do esporte são bem realistas e praticamente idênticas com armas reais.
Essa marcação visual foi criada porque as armas esportivas são facilmente encontradas em lojas físicas e na internet. Além disso, a cor laranja mostra que o equipamento é legalizado, pois infelizmente, existem criminosos que utilizam para práticas ilegais. Então, não precisamos nem dizer para não tirar a ponta da arma, né?
E aí você deve se perguntar:
Se o seu equipamento tem um tapa-chamas em metal, pode ser que a cor descasque e aí é preciso fazer manutenções regulares para pintar sempre que for preciso. Já, se a sua arma tem um tapa-chamas de plástico, não precisa se preocupar, esse tipo não descasca e nem perde a coloração.
Sim! Desde 2010 o Brasil considera o esporte legal e regulamenta sua prática por meio da portaria 002-Colog de 26/02/10 – artigo 26 do estatuto do desarmamento. De acordo com a legislação, as armas do Airsoft entram na mesma categoria das armas do Paintball, a categoria de arma de pressão. E não pense que só o equipamento está incluso na regulamentação, mas os centros de treinamento também.
A dica é: além de manter a ponta da arma com as cores adequadas, quando for praticar, observe e pergunte se o lugar tem o registro e o alvará de funcionamento, porque é dessa maneira que você vai saber se o local preza pela sua segurança e está dentro da lei. Assim você vai poder aproveitar e se divertir muito mais, sem preocupações!